top of page

A Relação Afetiva

Necessidades básicas da Criança. Amor e Segurança.

A nossa prioridade é estabelecer uma verdadeira Relação Afetiva com cada criança.

Nos primeiros, e em todos os dias, acolhemos cada uma com Amor e Segurança. Protegemos, cuidamos, abraçamos, mimamos, para que se sintam desejadas, vinculadas, amadas e com sentido de pertença.

Estas relações afetivas serão o fundamento para todas as experiências e aprendizagens, mas serão sobretudo modelo e referência para as relações que a criança construirá ao longo da sua vida, consigo própria, com os outros e com o mundo.

Nesta fase da infância, em que a neuroplasticidade é maior, a criança aprende as “formas” do Amor, e é com essa consciência e responsabilidade que mantemos A Relação como alicerce de toda a nossa ação. 

É também com base nesta relação que ajudamos a criança a conhecer-se e a regular-se emocionalmente, a lidar com as alegrias e as frustrações, com os sins e com os nãos, que lhe dão estrutura e Segurança. É nesse processo de regulação e autorregulação que vai aprendendo a compreender-se e a aceitar-se, a viver com consistência, serenidade, saúde e felicidade.

Este Amor e Segurança que recebe, em primeiro lugar dos adultos, é também o que a nutre e capacita para desenvolver o “eu social”, ir ao encontro dos pares, para os descobrir, conhecer, estabelecer ligações e, quem sabe, criar Amizades para a vida!

WhatsApp Image 2023-02-15 at 12.47.23.jpeg
bottom of page